Exposições 2011 de Guppy


Normalmente as pessoas sempre querem saber o que é um guppy show ,para que serve e como funciona. O guppy show foi introduzido a medida que o número de criadores foram crescendo, os clubes se formando.


A meta destes shows e levar o padrão do guppy de vários criadores em pontos comuns tais como: linhagens, cor, tamanho do corpo, tamanho das nadadeiras, proporcionalidade nas formas além do estado físico do peixe, sendo que este deverá ser ágil e cauda mais empinada possível antes e durante os shows.


Outro objetivo é a integração dos clubes e criadores criando assim um ambiente onde se possa falar de guppies com quem realmente sabe e assim trocar experiências evitando-se assim anos de tentativas e erros. Com isso uma pessoa que queira iniciar torna-se um bom criador em muito pouco tempo pois ele encontra informações valiosas e o melhor de tudo, material genético excelente ou seja matrizes que são leiloadas a cada show provenientes de criadores idôneos e campeões.


Os shows proporcionam também um meio cativante aos futuros criadores, as crianças em geral, que comparecem e aprendem a amar desde cedo esta espécime maravilhosa.


Os shows são organizados em circuitos, tal como a Fórmula 1, onde os pontos de cada classe são acumulados durante toda temporada. Nos EUA cada show é promovido por um clube regional filiado a IFGA (International Fancy Guppy Association), que se encarrega de receber os exemplares se responsabilizando pelos mesmos, do local para o show, aquários, reserva de hotéis, enfim organiza todo show.


Cada mês há um show em cada cidade. Normalmente é feito em fins de semana para que todos possam comparecer e no final sempre é feito um leilão onde todos podem adquirir bons exemplares a bom preço. Qualquer um pode mandar seu peixe para o show, não precisa ser filiada ao clube, a única diferença e que a pessoa que não é do clube (IFGA), paga um pouco mais para inscrição dos peixes.


As entradas são divididas em classes de cores tais como: half black AOC, Red, Albino etc, sendo individual com 1 peixe ou criador com mais de 1 peixe por tanque, macho e fêmea. As regras são pré-estabelecidas com 3 juízes que avaliam cada entrada. Os juízes são treinados pela IFGA que até chegarem a ser juízes passam por estágios de assistentes.


Só recebem o título de juízes após várias assistências em shows, acompanhando julgamentos feitos pelos juízes mais experientes. O juiz nunca julga seu próprio peixe. Na Alemanha e outros países europeus são bem semelhantes o processo de julgamento e organização, visto que existem 2 correntes diferentes de regras para shows, a Norte Americana e a Européia.


Ambas são similares, porém com pequenas diferenças de julgamento e padrões para os peixes.


Ex: Nos EUA a dorsal deve ter a mesma cor da cauda. Na Europa isso não importa. Porém estamos caminhando para uma unificação com o surgimento da WGA (World Guppy Association) que esta promovendo os World Guppy Contests ou Campeonatos Mundiais de Guppy, onde as regras estão sendo adaptadas seguindo o padrão Europeu que é adotado já no Japão.


Infelizmente o Brasil ainda não conseguiu promover um show guppy no padrão de regras Europeias devido a falta de incentivos e de criadores entusiastas. Os europeus e americanos querem que sejamos também um polo de difusão deste hobby e querem também participar dos shows no Brasil caso eles ocorram. Eles sabem de nosso potencial tais como clima, tamanho e um grande número de hobbistas além da história de excelentes criadores que infelizmente pararam com suas criações mas que eram conhecidos no exterior.


Uma nova safra deles estão surgindo graças ao nosso clube que incentiva e quer realmente que o Brasil se torne novamente um polo exportador de matrizes e de grande número de bons criadores. A ferramenta principal já existe que é a internet, coisa que até lá fora, entre os criadores, ainda é novidade visto que a minoria deles acessa a internet.


No Brasil estamos tendo contatos quase que diariamente facilitando assim a troca de informações e novatos se tornando conhecedores do hobby em muito pouco tempo. Esta é a nossa meta fazer bons criadores, incentivando assim o surgimento dos shows no Brasil, para que as pessoas possam conhecer de perto o que é um GUPPY DE QUALIDADE, coisa rara de se ver em lojas e que encanta pela beleza, variedade de cores e facilidade de se criar.


Fonte: Rodrigo Ziviani

Comentários

  1. Bacana, boa informação, pena que estou em SP mas quem sabe aqui algum dia terá rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Minha guppy so pariu três alevinos será que ela ainda vai parir mais algum

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Minha fêmea de Guppy pariu, e agora?

Alimento caseiro para peixe

Como eclodir cistos de Artêmia Salina?