Como desovar carpas koi, carpas coloridas ou nishigois?


Olá! seja bem vindo a este blog, vamos tentar aqui postar algumas dicas sobre o manejo das nishigois.

Como pode pesquisar neste blog, minha dedicação foi sempre com Guapeies de linhagem, mas agora com o tempo muita coisa mudaram e vamos iniciar na criação de nishigois, ou Carpas Koi.

A diferença de carpas coloridas ou nishigois, é o padrão, sua genética na seleção de um peixe mais bonito, assim como fazemos nos Guapeies e Bettas de linhagem.

A desova das carpas é um momento muito importante para os criadores de peixes ornamentais, pois é quando os peixes se reproduzem e geram novas crias. Para que tudo ocorra bem, é necessário tomar algumas medidas importantes e cuidadosas. Neste artigo, vamos explicar como fazer uma desova das carpas com sucesso.

1º Passo: Preparando o ambiente de desova.

Antes de iniciar a desova, é importante preparar o tanque, eu uso caixas de água de 500L ou 1000L. Certifique-se de que a temperatura da água está entre 20 e 24 graus Celsius, e que a qualidade da água está boa. 

É recomendável também adicionar plantas aquáticas ao tanque, para que os peixes possam depositar seus ovos, também o uso de recipientes artificiais que simulam raízes das plantas, uma boa opção é comprar cordas de Nylon e desfiar, vejam abaixo uma foto de como faço em minha criação:




Preparação da caixa de 500 litros:

Caixa com uma rede de desova para facilitar na manutenção da caixa após o período de incubação, assim podemos utilizar uma bomba pequena para tratar a filtragem dessa água e retirar os desejos.

Rede de desova feito com 6m de mangueira preta comum, e 4m de tela de nylon, eu usei uma mais firme que usamos em janelas para evitar mosquitos, existe uma mais mole, essa não serviu porque os furos são maiores.

Foto da internet para te ajudar na identificação

Após preparar a caixa com a rede para desova e o ninho com a corda de nylon azul, segue a foto, lembre de desfiar a corda, isso ajuda muito no incentivo das carpas desovarem.



Aqui usei aquele "macarrão" que as crianças usam em praia e piscina, algo que boia, pode usar isopor, funciona também, mas lembre de amarrar para não ficar em movimento, isso atrapalha quando elas começam a botar, elas movimentam muito, por isso é bom algo com certo peso flutuante.


2 - Seleção dos peixes

Selecione os peixes que você deseja acasalar com cuidado. Certifique-se de que são saudáveis e de que estão em idade reprodutiva. Para a desova, escolha um casal que seja compatível e se possível que já tenha se acasalado antes, porém, tudo tem a primeira vez, se estiverem no ponto de reprodução, tanto macho quanto a fêmea, vai ter sucesso.

Com tempo e algumas orientações com pessoas mais experientes e algumas leituras de livros, você vai aprendendo a identificar esses momentos, não vamos abordar neste artigo, breve teremos outros artigos com abordagens mais específica, segue abaixo o casal que selecionei para realizar uma desova neste mês de Março, apesar que estamos fora da temporada, mas estão no ponto, lembrando que para o bem está animal, faça uma desova por ano de suas matrizes.

Casal Selcionado de Kohako:

Kohako Fêmea

Kohako Macho

Desova

A desova das carpas geralmente ocorre no início da manhã, logo após o nascer do sol, até o meio da manhã. Esse é o momento em que a temperatura da água começa a subir e a luz do sol começa a estimular os peixes para a reprodução.

No entanto, é importante lembrar que a desova das carpas koi pode ocorrer em diferentes horários, dependendo das condições do ambiente em que vivem. Por isso, é importante monitorar os peixes regularmente durante a temporada de reprodução para identificar o melhor momento para a desova.

Além disso, é possível estimular a desova com o uso de hormônios, eu não uso, isso depende muito da sua demanda, em criação de larga escala, usa-se muito para facilitar o trabalho e o tempo, o que pode ser feito em diferentes horários, de acordo com as instruções do produto utilizado. Em qualquer caso, é importante seguir as recomendações do fabricante do hormônio e garantir que a temperatura e qualidade da água sejam adequadas para a reprodução das carpas koi, segue umas fotos do dia seguinte:







Cuidados com os ovos

Depois da desova, é importante cuidar dos ovos. Eles devem ser mantidos no tanque até que os filhotes nasçam. Certifique-se de que a temperatura da água esteja adequada e de que os ovos estejam protegidos de predadores. Se necessário, use uma rede para evitar que outros peixes os comam.

Identificar se um ovo de carpa koi está fecundado ou não pode ser um pouco complicado, especialmente para iniciantes na criação desses peixes. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a determinar se um ovo está fertilizado ou não:

Transparência: ovos fecundados são mais transparentes e brilhantes do que os ovos não fecundados, que geralmente são mais opacos e sem brilho.

Cor: os ovos fecundados geralmente têm uma cor mais brilhante e uniforme do que os ovos não fecundados.

Desenvolvimento: com o tempo, os ovos fecundados começam a desenvolver um ponto escuro no centro do ovo, que é o embrião. Se o ovo não estiver fertilizado, não haverá desenvolvimento visível.

Flutuação: os ovos fecundados tendem a flutuar na superfície da água, enquanto os ovos não fecundados tendem a afundar.

É importante lembrar que, mesmo com essas dicas, a identificação de ovos fecundados pode não ser 100% precisa. Por isso, é importante monitorar regularmente os ovos e os filhotes que nascem, para garantir que a maior quantidade possível de ovos tenha sido fertilizada e que os filhotes estejam se desenvolvendo de maneira adequada.

Tempo de eclosão, ou melhor, para nascerem

O tempo que leva para os ovos de carpa koi eclodirem e os filhotes nascerem depende da temperatura da água em que estão incubando. 

Em condições ideais de temperatura e umidade, os ovos de carpa koi geralmente levam de 2 a 7 dias para eclodir.

Após o nascimento, os filhotes de carpa koi ainda precisam de cuidados especiais para garantir que cresçam saudáveis. 

É importante manter a temperatura da água em torno de 25-28 graus Celsius e fornecer alimentos adequados para os filhotes. 

Alguns criadores também recomendam o uso de um filtro biológico para manter a qualidade da água durante esse período crítico.

À medida que os filhotes crescem, é importante garantir que tenham espaço suficiente para se movimentar e se alimentar, além de monitorar a qualidade da água regularmente. Com os cuidados adequados, os filhotes de carpa koi podem crescer rapidamente e se tornar belos e saudáveis adultos.

Monitoramento

Durante a desova, é importante monitorar os peixes de perto. Observe se os peixes estão se comportando de maneira adequada e se estão depositando os ovos. É possível que alguns ovos sejam comidos ou acabem sendo perdidos no fundo do tanque, por isso é importante monitorar a desova para garantir que a maior quantidade possível de ovos seja fertilizada.

Com estas dicas, você pode fazer uma desova de carpas koi com sucesso. Lembre-se de que a criação de peixes requer cuidados constantes e atenção aos detalhes, mas com paciência e dedicação, você pode ter uma criação de peixes saudável e bonita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha fêmea de Guppy pariu, e agora?

Alimento caseiro para peixe

Como eclodir cistos de Artêmia Salina?