Como cuidar de alevinos de carpas koi, carpas coloridas, nishikigoi?


Hoje 25/03/2023 nasceram os primeiros alevinos das Kohakos, no artigo anterior: Como desovar carpas koi, carpas coloridas ou nishigois? Falamos do processo de desova e este mesmo animais desovaram e hoje nasceram as maravilhas.

Hoje vamos falar do manejo que iremos precisar para ter sucesso no desenvolvimento dos filhotes, os alevinos de carpas koi, ou melhor, alevinos das nishikigoi.

A caixa onde usei para fazer a desova, foi um caixa com água já ciclada, ou seja, já com a biologia toda pronta, com alguns micros organismo e bactérias para favorecer todo o processo, então lembre-se disso, quando for fazer uma desova, prepare a caixa pelo menos uns 30 dias antes.

Levando em consideração que você fez todo preparativo para os alevinos, segue algumas orientações que uso aqui em minha criação dos alevinos de carpas.

Alimentação

Existem vários tipos de alimentos que podem ser fornecidos às larvas de carpas, incluindo:

Zooplâncton: pequenos animais aquáticos, como rotíferos e cladóceros, podem ser fornecidos às larvas de carpas como alimento vivo.

Alimentos comerciais: existem vários tipos de alimentos comerciais disponíveis no mercado, como pó de larvas de mosca e ração específica para larvas de peixes.

Artemia: cistos de Artemia podem ser eclodidos para produzir náuplios de Artemia, que são frequentemente usados como alimento para as larvas de carpas.

Microalgas: algumas espécies de microalgas podem ser fornecidas como alimento para as larvas de carpas.

Infusórios:  O mais utilizado, são organismos microscópicos que habitam águas doces e salobras. Eles são frequentemente usados como alimento vivo para peixes, incluindo as larvas de peixes, como as larvas de carpas.

Para criar infusórios em casa, você precisará de um recipiente com água limpa, como um aquário ou um balde. Adicione uma fonte de alimento, como farelo de arroz ou aveia, e deixe descansar por alguns dias para permitir que as bactérias se proliferem. Depois de alguns dias, a água deve ficar turva e você poderá ver os infusórios sob um microscópio.

Os infusórios são uma excelente fonte de alimento para as larvas de peixes, pois são pequenos o suficiente para que as larvas possam se alimentar deles facilmente. Eles também são ricos em nutrientes, como proteínas e aminoácidos, que ajudam no crescimento e desenvolvimento saudáveis das larvas.

Alimentos caseiros: algumas opções de alimentos caseiros incluem gemas de ovos cozidos, cuidado para não usar uma quantidade grande e estragar a qualidade de água, farinha de peixe, farelo de arroz, entre outros.

É importante lembrar que a dieta das larvas de carpas deve ser balanceada e fornecer todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento saudáveis. O acompanhamento de um especialista na criação de peixes pode ser útil para garantir que as larvas recebam a dieta adequada.


Artemia, vou explicar o processo da eclosão do cisto de artemia salina

Para eclodir cistos de Artemia, você pode seguir os seguintes passos:

Preparação da solução salina: Adicione 35 gramas de sal marinho por litro de água limpa e misture bem até dissolver completamente.

Adicione os cistos de Artemia na solução salina e agite bem. Certifique-se de que todos os cistos estejam em contato com a solução.

Deixe a solução repousar em um local quente e bem iluminado por cerca de 24 a 36 horas. A temperatura ideal para a incubação é de cerca de 28-30°C.

Após o período de incubação, você verá que os cistos eclodiram e as larvas de Artemia estão nadando na superfície da solução.

Use um coador ou peneira para separar as larvas de Artemia da solução salina.

Lave as larvas de Artemia com água limpa e adicione uma fonte de alimento para que elas possam crescer e se desenvolver adequadamente.

Lembre-se de que é importante manter a solução salina e as larvas de Artemia em condições limpas e controladas para garantir o sucesso do processo de eclosão.

Fui a praia pegar um pouco de agua para eclodir os cistos, isso porque tenho acesso fácil, mas podem usar o método caseiro com sal.


Assim que fazer a separação para eclodir os primeiros cistos, vou postar os vídeos e as fotos de todo processo, vamos acompanhar todo processo no desenvolvimento destes alevinos de carpas koi, e vamos ver quantos ficarão no padrão desejado.


Comentários